Foram 36 encontros regionais para ouvir as bases do partido e movimentar as lideranças rumo às prévias que definirão o candidato ao executivo estadual em 2022
O MDB + Perto das Bases chegou ao fim neste sábado, 14, em São Lourenço do Oeste. Foram 36 encontros regionais que levaram os três pré-candidatos do partido ao encontro com as lideranças de todos os municípios catarinenses rumo às prévias para a escolha do candidato ao executivo estadual. Com discursos que pregavam a unidade, as reuniões tiveram importantes trocas de ideias, mas um único sentimento: o protagonismo do MDB nas eleições de 2022. No dia 23 de agosto, o diretório estadual definirá a data das prévias.
Os eventos contaram com a participação dos pré-candidatos: o presidente da sigla, deputado federal Celso Maldaner, o senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, além da presença maciça de prefeitos, vereadores e lideranças regionais. A bancada do legislativo estadual também se fez presente em todos os encontros.
Para o presidente do partido, o saldo de todo o roteiro foi positivo e correspondeu com o lema do MDB, fazendo democracia na prática e ouvindo suas bases. “A política se faz olho no olho. Acredito que o MDB está cada dia mais perto, amadurecendo e vai respeitar o pensamento da maioria dos filiados na definição do candidato ao governo. Mas o mais importante é que sentimos uma harmonia muito grande entre os três pré-candidatos. Seja quem for o escolhido, vai ter apoio de todas as lideranças”, assegurou Maldaner.
Levando também uma mensagem de fé, esperança e otimismo, o senador afirma que é um momento muito sublime da política e o sentimento é de dever cumprido. “Cumprimos com o nosso objetivo fundamental de democratizar a decisão. Mobilizamos a nossa torcida e militância e dessa forma, fazemos com que eles participem efetivamente do processo eleitoral desde a escolha do candidato. Esse partido só é grande porque ele faz política diferente e participativa. Buscamos as pessoas que carregam a bandeira e fizemos com que eles se sintam valorizados e motivados. Valorizamos desde o mais humilde até o mais graduado e isso oxigena o partido”, explicou Berger.
O também pré-candidato e prefeito de Jaraguá do Sul, afirma sair do roteiro com a certeza de que o MDB voltará a governar o estado de Santa Catarina. “Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar desse processo. Fiquei encantado. É um momento que o nosso partido sente e espera de uma renovação e a vontade de voltar a governar o estado. Acredito que independente de quem seja o vencedor, estaremos unidos. Esta é a forma democrática que tem o nosso partido e o MDB sairá muito mais fortalecido”, enalteceu Lunelli.
Legado de LHS presente no movimento
Os encontros regionais respeitaram a descentralização instalada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, e ocorreram nas 36 regiões do estado. Em todos os encontros, o legado de LHS esteve presente nos discursos e nas lembranças dos filiados. “Nós temos a maior história política do estado. Tivemos o melhor governador que foi o Luiz Henrique. O MDB é o partido que nas últimas décadas foi o principal protagonista político e fez uma verdadeira transformação e elevou a autoestima do catarinense. Foi pela descentralização que o Luiz Henrique levou asfalto a todos os municípios do estado. Levou cultura, educação, saúde e arte a todos os cantos e o catarinense se valorizou cada vez mais e cresceu junto”, lembrou o senador Dário.
Filiados são homenageados
O maior partido de Santa Catarina, com 187 mil filiados, 96 prefeitos, 67 vice-prefeitos, 823 vereadores e a maior bancada estadual do Brasil, homenageou 2,5 mil lideranças do estado com uma menção honrosa por empenho e dedicação ao MDB. Também foram confeccionadas e distribuídas mais de 21 mil carteirinhas aos membros dos diretórios municipais, além de dezenas de novos filiados que tiveram suas fichas abonadas durante os eventos. “O que ganha uma eleição é a autoestima, a motivação. E nós vamos onde está o problema, nós vamos ouvir de quem está lá na ponta e as nossas lideranças são fundamentais neste processo. Vamos honrar o legado do nosso partido e voltar a governar Santa Catarina”, afirmou o presidente Celso.
Cuidados de biossegurança
Todos os 36 encontros foram realizados de maneira reduzida por conta da pandemia de Covid-19. Os eventos foram restritos à quantidade de participantes conforme lotação dos locais. Durante as reuniões também foram respeitados o uso de máscara e álcool 70%.