O MDB-SC e a Fundação Ulysses Guimarães promovem neste sábado em Joinville um encontro voltado à juventude e às mulheres do partido. A finalidade é capacitar e estimular representantes desses dois segmentos a disputarem as eleições municipais de 2020. A programação traz palestras sobre motivação, redes sociais e cenário atual da política e dinâmicas de grupo.
– Quem está pensando em se candidatar no ano que vem não pode perder. É um evento que dá todas as condições para que o público feminino e o jovem aumentem sua participação nos processos partidários – diz a presidente do MDB Mulher no Estado, Dirce Heiderscheidt.
As emedebistas já são maioria entre as catarinenses que venceram nas urnas em 2016, com oito (um terço) das 24 prefeitas e 136 (35%) das 389 vereadoras. Na Assembleia Legislativa, a legenda conta com a deputada com maior número de mandatos (quatro) e coordenadora da bancada feminina, Ada de Luca. No Senado, Ivete Appel da Silveira é suplente.
O partido é também o que reúne o maior número de eleitos com idade entre 19 e 34 anos: nove prefeitos e 141 vereadores. A lista inclui o chefe do Executivo e o parlamentar municipal mais jovens de Santa Catarina, Miguel Volkweis e Filipe Schmitz, que tinham 28 e 19 anos quando venceram em Princesa e em Antônio Carlos.
Este será o segundo dos dez encontros macrorregionais previstos pelo projeto TransformAção. O primeiro ocorreu no final de agosto, em Trombudo Central (foto). Todas as regiões de Santa Catarina receberão o evento, culminando com a convenção estadual da Juventude do MDB (JMDB) e MDB Mulher em dezembro, em Florianópolis.
Encontro Macrorregional MDB Mulher e JMDB – Norte
Quando: 14/9 (sábado), a partir das 9h
Onde: Restaurante do Nego (Rua Fátima, 504 – Fátima – Joinville)