Ministério apresenta resultado do grupo de trabalho sobre carvão mineral na Assembleia

Ministério apresenta resultado do grupo de trabalho sobre carvão mineral na Assembleia

Reunião promovida pela deputada Ada de Luca apontará rumos e discutirá revisão nas leis para o segmento

O futuro do carvão mineral no Sul de Santa Catarina será discutido na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (11), às 14h. Representantes do Ministério de Minas e Energia apresentarão o resultado do grupo de trabalho criado para buscar alternativas para o setor, diante da possibilidade de desativação do complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. O debate terá a participação de lideranças políticas e empresariais catarinenses e ocorrerá durante a sessão da Comissão de Economia, Minas e Energia, a pedido da deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB).
A deputada entende que o diagnóstico é importante na construção da nova política pública do carvão e lembra que o setor emprega mais de 21 mil pessoas e representa R$ 5 bilhões na economia catarinense. “Precisamos fazer avançar uma nova legislação. É preciso ter clareza sobre as regras. A segurança jurídica é fundamental para o futuro da termelétrica Jorge Lacerda e, mais que isso, para os trabalhadores do setor. Tenho certeza que, unidos, nós vamos manter esse importante segmento de maneira forte e atuante”, disse Ada, que também defende a adoção de novas fontes de energia.
Conforme a pauta divulgada nesta sexta-feira (11) pela Coordenadoria das Comissões da Assembleia Legislativa, estão convidados: a coordenadora do grupo de trabalho do Ministério de Minas e Energia, Agnes da Costa, o presidente da Engie Brasil, Eduardo Sattamini, os secretários de Estado, Eron Giordani (Casa Civil), e Luciano Buligon (Desenvolvimento Econômico), os deputados federais Angela Amin e Daniel Freitas, os prefeitos e presidentes de associações de municípios, Jorge Koch (Amrec), e Deyvisonn de Souza (Amurel), o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Costa e o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho.

Foto da primeira reunião em 26 de abril

Compartilhe este post