Ministro da Agricultura em exercício – Eumar Novacki visita o oeste catarinense e recebe pleitos

Ministro da Agricultura em exercício – Eumar Novacki visita o oeste catarinense e recebe pleitos

Atendendo à um convite do deputado federal Celso Maldaner, o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, e por ora, ministro em exercício da pasta – Eumar Roberto Novacki está no oeste catarinense nesta segunda-feira (14) e terça-feira (15) para reuniões e visitas, onde foi pautado assuntos de extrema importância para o setor agrícola catarinense, além de ações e programas do Ministério.

O ministro pousou em Chapecó ao meio dia desta segunda-feira e após almoçar na Cooperativa Central Aurora, partiu para o extremo oeste catarinense. Acompanhado pelos deputados federais Celso Maldaner e Valdir Colatto e o Secretário de Estado da Agricultura Airton Spies, veio conhecer as riquezas e a produtividade oestina apresentadas pelos prefeitos da região em encontro em São Miguel do Oeste, além da pauta principal: a desburocratização e a agilização na liberação de cargas da Aduana de Dionísio Cerqueira, além do corredor do milho e a recuperação da BR 282, principal caminho para o escoamento da produção agrícola.


Maldaner explica que a agricultura representa quase 23% do produto interno nacional, sendo Santa Catarina maior exportador de carne suína e o segundo maior de carne de frango do país, alcançando os mercados mais competitivos do mundo e praticamente 70% da sua produção agrícola é oriunda da agricultura familiar. “Para receber pleitos e conhecer a região, enquanto o Ministro da Pasta está em Bruxelas, trouxemos o Novacki que está em exercício e tem muito conhecimento no assunto”, destacou o deputado.

A comitiva também visitou a maior fábrica de queijos duros grana padano da América Latina – Indústria de Queijos Gran Mestri em Guaraciaba.

Gran Mestri: Descendente de italianos e com vasta experiência na área de laticínios, Acari Luiz Menestrina buscou o conhecimento e a expertise dos mestres italianos para produzir o grana padano no Brasil. “O resultado está na indústria que tivemos a honra de conhecer nesta tarde – a Gran Mestri em Guaraciaba. Com uma produção quase artesanal e um sabor inigualável, assim como é feito na Itália, as peças chegam a pesar 40 quilos com necessidade de 500 litros de leite. Essas são as riquezas que impulsionam a economia do nosso grande oeste catarinense e dão força aos nossos produtores rurais”, destacou Maldaner.

Encontro com Conselho Empresarial – CEC
Nesta terça-feira (15), antes de retornar a Brasília, Novacki se reuniu com representantes do Conselho Empresarial de Chapecó – CEC formado pelas entidades ACIC, CDL e Sicom. Na pauta da conversa, pleitos importantes relacionados a região com pauta para Aduana de Dionísio Cerqueira e recursos para a construção de um novo pavilhão no Parque da Efapi para a realização de feiras e eventos.

Compartilhe este post