Um dos fundadores do MDB-SC, o advogado Saulo Vieira (acima, em foto com Casildo Maldaner) morreu na madrugada desta segunda-feira (2), aos 80 anos, em Florianópolis. Ele havia sido internado no Hospital da Unimed na tarde de domingo com complicações hemorrágicas seguidas de duas paradas cardíacas. O velório ocorre durante o dia no Cemitério Jardim da Paz, na Capital, onde será sepultado às 17 horas.
– Sem dúvida, o MDB encontra-se enlutado em toda Santa Catarina, pelo que o doutor Saulo representou para o nascimento e consolidação do partido no Estado. Desde os primórdios, ele se destacou na orientação de nossa bancada na Alesc e foi fundamental na implantação do primeiro governo emedebista como chefe da Casa Civil a partir de 1987 – comentou o presidente de honra do MDB-SC, o ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner.
“Doutor Saulo”, como era conhecido pelos emedebistas, percorreu o Estado para mobilizar futuros companheiros em torno da criação do diretório catarinense do então recém-nascido MDB, em 1966. Apaixonado pelo 15, era um exímio articulador político e conselheiro das principais lideranças catarinenses da legenda. Além de atuar como secretário no governo de Pedro Ivo, esteve próximo dos demais ex-governadores estaduais do partido.
Vieira era procurador aposentado da Alesc e presidiu o Sapiens Park, um dos pilares do polo tecnológico de Florianópolis. Deixa a esposa, a também advogada Elzi, e dois filhos.