Natália Lúcia Petry assumiu nesta quarta-feira, 2, a presidência da Fesporte. Natural de Jaraguá do Sul, ela é a 17ª presidente e a primeira mulher a dirigir a instituição. O ato de assinatura de posse contou com a presença dos funcionários da casa e do secretário de Turismo, Cultura e Esporte Tufi Michreff.
Em seu discurso Natália disse que pretende dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela fundação.
– A Fesporte é uma instituição de referência em Santa Catarina e no Brasil, e venho aqui para que juntos possamos manter esse padrão. Quero honrar a confiança depositada pelo governador Eduardo Pinho Moreira ao me convidar para assumir este cargo. Quero agregar e cumprir essa missão – conclui a nova presidente.
O secretário Tufi Michreff, por sua vez, destacou que Feporte e Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte trabalharão em parceria para que todas as políticas esportivas a serem executadas no Estado possam ocorrer de forma harmoniosa e com a qualidade que sociedade conhece.
– A Natália é uma pessoa que milita no esporte há muito tempo e tenho certeza que saberá conduzir bem a Fesporte, vamos trabalhar a quatro mãos, as portas da Secretaria estarão sempre abertas para ela – concluiu.
Quem é a nova presidente da Fesporte
Natália Lúcia Petry é natural de Jaraguá do Sul. Filha de agricultores, Bertino Petry e Daura Alzerina Schmitt Petry. Na educação iniciou a carreira profissional em 1978 como professora e técnica de voleibol em várias escolas de Jaraguá do Sul. Foi diretora de escolas, entre as quais a Holando Marcelino Gonçalves, como a primeira diretora eleita. Entre 1993 e 1996, foi diretora de eventos da Fundação Municipal de Esportes. Assumiu como diretora de Esportes da então FME em 2005 e a presidência da mesma entidade em 2006.
Já na política, sua primeira participação foi em 2004, quando concorreu a vereadora e obteve 1.819 votos, ficando na suplência, mesmo sendo a quinta mais votada. Nas eleições de 2008, voltou a concorrer e foi a mais votada, com 2.861 votos. Em 2010, presidiu o Legislativo e, em 2012, foi eleita com 1.892 votos.
Iniciou sua carreira profissional em 1978, como professora e técnica de voleibol. Foi diretora de escolas e, entre. Teve ainda atuação na área social da Prefeitura, sendo a coordenadora do Centro de Convivência da Terceira Idade entre os anos de 2001 a 2004.
Nas eleições de 2016, concorreu novamente e foi eleita vereadora com 2.789. Convidada pelo prefeito Antídio Lunelli, Natália Petry aceitou o convite para assumir a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ainda na composição do secretariado logo após as eleições de 2016.
Texto Antonio Prado