No dia mundial do leite, destaque para atividades da Subcomissão Permanente do Leite

No dia mundial do leite, destaque para atividades da Subcomissão Permanente do Leite

No Dia Mundial do Leite, celebrando nesta terça-feira, 1 de junho, destaco a minha honra e orgulho por mais uma gestão fazer parte da mesa da presidência da Subcomissão Permanente do Leite da Comissão de Agricultura na Câmara eleita na última sexta-feira (28), porém, dessa vez como vice-presidente. No ano passado, por conta da suspensão dos trabalhos presenciais e dos trabalhos das comissões, a Subleite ficou parada, mas esse ano vamos voltar com tudo e com muito entusiasmo para prosseguir nessa jornada.

Como defensor da Agricultura Familiar e do pequeno produtor, estou totalmente preocupado com o setor que tanto enfrenta desafios e não é de hoje. Se trata de um problema de longa data tanto nas questões das barreiras sanitárias como também da concorrência desleal no âmbito do Mercosul.

Desde 2014, a renda da família sofre quedas, diminuindo o poder de compra e afetando diretamente o consumo de produtos lácteos. Com a pandemia e a suspensão de aulas presenciais e a pausa na distribuição de merendas, o fechamento de bares e restaurantes, piorou o cenário para o consumo do leite. Não é possível, portanto, aceitar a importação desenfreada e a concorrência desleal em conjunto com essa crise sanitária e econômica.

Vale destacar que não somos contra a importação desde que ela seja justa, o que não podemos deixar é que a compra do leite importado prejudique a produção nacional e o pequeno produtor. Além disso, a diferença de padrões de preservação ambiental, o distorcimento das regras estabelecidas entre os países e a tributação excessiva fundamentam a indignação do produtor brasileiro.

Por fim, além da pandemia, quero lembrar também aqui que meu estado de Santa Catarina que é o 4° produtor sofre ainda com a estiagem e com a infestação da cigarrinha que prejudicou de forma substancial a produção de milho, sendo este insumo principal para a alimentação do gado leiteiro. E nesse sentido, apresentamos dois projetos de suma relevância para amparar o setor: o Bolsa Estiagem (PL 5180/2020) que visa garantir auxílio financeiro aos produtores que tiveram suas produções afetadas pela falta de chuvas e o PL 1943/2021 do Controle e Combate da Cigarrinha, que propomos uma parceria entre o MAPA e a Embrapa para que a praga seja controlada da melhor forma possível.

Assim, esperamos trabalhar firme na subcomissão a fim de garantir o melhor para o pequeno produtor rural.

Por Celso Maldaner

Deputado Federal e vice-presidente da Subleite

Mais informações:

Raquely Benedet Cella

Assessora Parlamentar

Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B

89801-020 / Centro / Chapecó/SC

(49) 3329-1560 / (49) 99142-9310

Compartilhe este post