Parabéns MDB, há 55 anos sendo o esteio da Democracia em toda Santa Catarina!

Parabéns MDB, há 55 anos sendo o esteio da Democracia em toda Santa Catarina!

A política brasileira é formada por uma série de transformações, revoluções, golpes e redemocratização. Desde a Proclamação da República como sendo a forma de governo, a democracia e a participação popular são importantes na garantia de direitos e no envolvimento dos cidadãos na política.

Com a coragem de grandes pessoas, no golpe de 1964 o MDB, único estabelecido na época, participou ativamente da luta pela redemocratização, para restituir os direitos individuais e pela liberdade de expressão e de pensamento. Celebrando a constituição e a justiça social, consolidou-se.

No dia 23 de abril de 1966, Santa Catarina instituía o seu primeiro gabinete regional e assim nascia o MDB de Santa Catarina – partido de centro que preza pelo equilíbrio e a adaptação de políticas que visam o melhor benefício e bem-estar para a população.

Como filiado convicto e fiel ao partido que mais lutou pela democracia e pelos direitos de todos os cidadãos brasileiros desde 1980, tenho muito orgulho de ter participado do movimento “Diretas Já”, mais um ato democrático que defendia a realização das eleições presidenciais diretas.

Após a redemocratização com o fim do golpe militar em 1988, o partido do Movimento Democrático Brasileiro – MDB é protagonista na consolidação da democracia brasileira, uma vez que levou o Congresso Nacional a exercer o papel de caixa de ressonância da insatisfação popular.

Quando me propus a assumir a presidência do MDB, elenquei como prioridade conduzir o partido para mais perto das bases, para e por toda Santa Catarina. Um dos alvos foi de tornar o diretório estadual um ponto de apoio aos nossos emedebistas e uma gestão com transparência, e foi isso que fizemos, reestruturamos a sede estadual para que, se tornasse um local acolhedor e de acesso para a nossa liderança conversar, planejar ações e obter informações jurídicas, administrativas e eleitorais.

Vale lembrar que 2020 foi um ano desafiador em nossas vidas. Tivemos que reinventar nossos laços emocionais, profissionais e espirituais.  Enfrentamos  dificuldades na economia, no clima e principalmente na saúde, pois fomos pegos de surpresa por um vírus avassalador.

Apesar de todas estas dificuldades enfrentadas, a tradicional garra da militância do Manda Brasa, o empenho dos coordenadores regionais e suas equipes e a identificação das propostas com os anseios da sociedade, garantiram a nossa participação e organização nas eleições municipais. A mobilização foi intensa. Tivemos encontros de planejamento virtuais com as 36 regiões do Estado, capacitação através da Fundação Ulysses Guimarães para todos os candidatos, especialmente aos jovens e as mulheres.

Diálogo, transparência e muito trabalho, gastando a sola do sapato e olhando olho no olho, fortalecemos o nosso MDB em cada um dos 265 municípios onde o partido tinha candidato a prefeito ou a vice. A disposição se renovava com a acolhida recebida dos deputados estaduais e federais de cada região que me acompanharam em todos os roteiros.

Realizamos um pleito eleitoral em plena pandemia e ganhamos em quase 50% dos 206 municípios onde éramos cabeça de chapa, aumentamos nossa presença feminina e passamos a administrar municípios que, somados, totalizam mais de 25% da população do Estado.

Para 2021, renovamos as esperanças com a vacina e mobilizamos o partido em cada município em busca de novos filiados.

Ao completar 55 anos de história, o MDB catarinense está com 96 prefeitos, 67 vices, 823 vereadores e mais de 187 mil filiados e, dando voz e vez as bases, compromisso assumido por mim, em um ato democrático e participativo, vamos saber com antecedência quem será o candidato do MDB que melhor vai nos representar nas eleições de 2022.

No dia 15 de agosto, com todos os cuidados que o momento exige, através da realização de prévias, todos os filiados terão o direito de participar com voto na decisão de quem será o candidato do MDB a Governador do Estado em 2022.  Essa ação marca a história do nosso partido!

Mais perto das bases com gestão, transparência e resultados  é o nosso trabalho pelo maior partido de Santa Catarina. Orgulho e gratidão resumem a minha história com este partido!

Parabéns MDB, há 55 anos sendo o esteio da Democracia em toda Santa Catarina!

Por Celso Maldaner

Deputado federal e presidente estadual do MDB/SC

Raquely Benedet Cella

Assessora Parlamentar

Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B

89801-020 / Centro / Chapecó/SC

(49) 3329-1560 / (49) 9142-9310

Compartilhe este post