Parlamentares do Oeste Catarinense cobram inclusão da região no PNL 2035

Parlamentares do Oeste Catarinense cobram inclusão da região no PNL 2035

Por intermédio e convite do deputado federal Celso Maldaner, parlamentares do oeste e representantes de entidades empresariais de Santa Catarina se reuniram na manhã desta terça-feira (11), de forma presencial e remota, junto à Secretaria de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrura para debater o Plano Nacional de Logística (PLN 2035), que prevê o desenvolvimento da infraestrutura de transportes de cargas e de pessoas no país até o ano de 2035.

Maldaner explica, que o intuito da audiência é saber quais serão os investimentos para os aeroportos, portos, rodovias e ferrovias previstos no plano para o estado de Santa Catarina, especialmente para o grande oeste, que carece de investimentos para o escoamento da produção. “Somos o 6º estado que mais paga impostos e o 24º em retorno . No grande oeste, somos o maior produtor de proteína animal por m2 do mundo e o escoamento dessa pujança passa por investimentos na infraestrutura”, defende o deputado.

Em participação no debate, a FIESC destacou um estudo técnico elaborado pela entidade, que apresenta as viabilidades da duplicação da BR 282, melhorias na 163 e 158, mas também execução da ferrovia leste-oeste e da norte-sul.

Em contrapartida, a Secretária Natália Marcassa de Souza pediu para que este estudo seja anexado a consulta pública do PNL que está aberta até o dia 16 de maio, para que assim o Ministério possa atender a sugestão.

Participaram da audiência de forma presencial, o deputado federal Celso Maldaner, a deputada federal Caroline de Toni e o deputado Pedro Uczai, além de Maurício Eskudlark representando a bancada estadual do oeste, o presidente da ACIC Chapecó – Nelson Akimoto; Fabio Luis Magro – secretário executivo do CEC e também o Presidente do Sistema FIESC – Mario Cezar de Aguiar e do Gerente de Logística da Federação Catarinense – Egídio Martorano de forma remota.

A importância da duplicação da BR 282 é incontestável e amplamente defendida por todos.

Facebook

Mais informações:
Raquely Benedet Cella

Assessora Parlamentar

Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B

89801-020 / Centro / Chapecó/SC

(49) 3329-1560 / (49) 9142-9310

Compartilhe este post