PL de Maldaner que pede a inclusão do Zolgensma no SUS tem relator designado

PL de Maldaner que pede a inclusão do Zolgensma no SUS tem relator designado

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) definiu no último dia 09 de abril, o deputado Pedro Westphalen (PP-RS) como relator do Projeto de Lei nº 5253/2020 de autoria do deputado federal Celso Maldaner (MDB/SC), que dispõe sobre a inclusão e presença obrigatória do medicamento ZOLGENSMA na lista RENAME e sua disponibilização no Sistema Único de Saúde e farmácias populares.

O Projeto, obriga o SUS a fornecer gratuitamente o medicamento considerado mais caro do mundo, utilizado no tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME) – doença rara, grave e progressiva que atinge recém-nascidos e compromete a capacidade do bebê de sustentar a cabeça, de se sentar, de levar as mãos à boca e até de mamar e respirar.

O texto tramita na Câmara dos Deputados e agora aguarda o parecer do relator, com um prazo para apresentar emendas de 5 sessões a partir de amanhã, 13 de abril.

Maldaner explica que a maioria das famílias não dispõem de R$ 12 milhões para custear o medicamento, por isso propõem que o remédio seja distribuído pelo SUS, a fim de garantir o mínimo de dignidade a essas crianças e acesso ao medicamento que pode trazer a cura para elas”, defende o deputado.

Mais Informações:

Raquely Benedet Cella

Assessora Parlamentar

Gabinete Dep. Federal Celso Maldaner

Av. Nereu Ramos, 75-D Edf. CPC Sls 305-307/B

89801-020 / Centro / Chapecó/SC

(49) 3329-1560 / (49) 99142-9310

Compartilhe este post