PMDB catarinense comemora 50 anos de história em Santa Catarina

PMDB catarinense comemora 50 anos de história em Santa Catarina

Uma noite para reunir antigas e atuais lideranças partidárias e recordar acontecimentos que marcaram o panorama político catarinense nas últimas décadas. Assim foi a sessão especial realizada na noite de segunda feira (25) na Assembleia Legislativa, em homenagem aos 50 anos do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). A agremiação também prestou homenagem às personalidades que se destacaram ao longo da sua trajetória.

Na tribuna, o presidente de honra do PMDB no estado, o senador Casildo Maldaner, lembrou que a agremiação surgiu a partir de integrantes de siglas extintas pelo regime militar, como o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Democrático (PSD) e União Democrática Nacional (UDN), tendo seu primeiro gabinete executivo regional eleito no dia 23 de abril de 1966.

“O partido, ainda sob a denominação de MDB, nasceu da coragem daqueles que, contra tudo e contra todos, se colocaram na oposição ao regime militar instaurado em 1964. Mais do que um partido político surgia ali uma bandeira de luta dos brasileiros que queriam um país melhor,  que se consolidou ao longo do tempo como um verdadeiro março civil nas lutas pelas liberdades civis, anistia e redemocratização.”

Em nome dos homenageados, falou Orita Fernandes do Amaral, primeira mulher a assinar ficha no estado pelo então MDB. Atualmente com 81 anos, a ex-professora recordou o que a motivou a tomar a atitude. “Ingressei no partido para combater o autoritarismo e mudar a história do nosso país. Filiar-se ao MDB era considerado um ato de rebeldia e também de coragem, de assumir posição contra a ditadura militar”, disse. No mesmo ano, ela seria também a primeira emedebista eleita em Santa Catarina, como vereadora no município de Rio Negrinho.

Proponente da sessão, o deputado Valdir Cobalchini, líder do PMDB na Assembleia, afirmou que o partido é único do país a completar cinco décadas de atividades de forma ininterrupta, em uma história marcada também dentro do Legislativo catarinense.

Ele recordou nomes de figuras históricas da agremiação, como Evelasio Vieira, Pedro Ivo Campos, Genir Destri, Lourenço Brancher, Ivo Luís Knoll e Manoel Dias, integrantes da primeira bancada de deputados estaduais eleitos pelo MDB catarinense, muitos deles posteriormente cassados pelos militares. E ainda dos ex-governadores Casildo Maldaner, Pedro Ivo Campos, Luiz Henrique da Silveira e Paulo Afonso Vieira, e dos atuais deputados federais Rogério Peninha Mendonça, Ronaldo Benedet, Celso Maldaner, Edinho Bez, Mauro Mariani, Dário Berger e Valdir Colatto. “A história do PMDB está gravada em nossas memórias. No passado fomos a coragem na luta e a firme defesa do povo catarinense. No presente damos sustentação ao governo, sempre focados em projetos de interesse da sociedade”.

A participação do partido na história recente de Santa Catarina foi destacada por meio da descentralização administrativa promovida por Luiz Henrique da Silveira em seus dois mandatos como governador (2003-2006 e 2007-2010), com a criação das Secretarias de Desenvolvimento Regional. O fato foi citado pelo atual vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, que participou das gestões de Luiz Henrique. “Aproximamos o governo dos catarinenses. Em oito anos economia do estado duplicou, levamos asfalto a todos 295 municípios catarinenses, quebrando paradigmas e levando o desenvolvimento para o interior de Santa Catarina.”

Próximas eleições

Além das homenagens, os pronunciamentos também abordaram os planos para o crescimento do partido em Santa Catarina. Atualmente a sigla desponta como a maior de Santa Catarina em número de filiados (240 mil) e em representação política (105 prefeitos, 871 vereadores, dez deputados estaduais, cinco deputados federais, dois senadores e o vice-governador).

Uma das principais metas, já para as eleições de outubro deste ano, conforme anunciado, é eleger o maior número de prefeitos no estado. Segundo os dados divulgados pelo partido, já há 247 candidaturas mapeadas.

Outro objetivo, acrescentou a secretária de Estado de Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, é aumentar a participação das mulheres no PMDB. Em Santa Catarina, o partido conta com duas deputadas estaduais, sete prefeitas e quatro vice-prefeitas eleitas. “Sabemos que não será uma tarefa fácil, mas aceitamos o desafio”, disse.

Para 2018, o PMDB também projeta retomar o governo do Estado, segundo afirmaram o ex-governador Paulo Afonso Vieira e o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual da sigla. “Queremos novamente ser protagonistas do processo político, não apenas coadjuvantes, por isso teremos novamente um governador eleito”, disse Paulo Afonso. “O partido nunca esteve tão unido e focado em seus objetivos: no momento as nossas atenções estão voltadas para eleições municipais, mas em 2018 teremos candidatura própria para o governo”, finalizou Mariani.

Fotografias e livro

A sessão, conduzida pelo deputado Aldo Schneider, também foi marcada pelo lançamento de uma exposição fotográfica que retrata campanhas e passagens da história de peemedebistas ilustres, e de um livro com textos do ex-governador Luiz Henrique da Silveira. A obra, denominada “Quarentage”, foi organizada pelo editor Joel Gehlen e pelo jornalista Álvador Junqueira.

Homenageados pela Assembleia

Mauro Mariani, deputado federal e presidente estadual do PMDB, representando o diretório estadual do partido;

Ada Faraco de Luca, secretária de Estado da Justiça e Cidadania, representando o PMDB Mulher;

Daniel Hostin, representando a Juventude do PMDB (JPMDB).

Homenageados pelo PMDB

Governadores

Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), governador do Estado entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010. Primeiro chefe do Executivo estadual a ser reeleito na história de Santa Catarina e ex-senador.

Eduardo Pinho Moreira, atuou como governador no ano de 2006. Atualmente é vice-governador e membro da executiva estadual do partido;

Paulo Afonso Vieira, governador entre 1995 e 1999. Eleito deputado federal em 2002, e atual membro da executiva estadual do partido;

Casildo Maldaner; vice-governador eleito em 1986, atuou como governador no ano de 1990. Primeiro e único chefe do Poder Executivo oriundo do Oeste catarinense;

Pedro Ivo Campos (in memoriam), primeiro governador eleito pelo partido, em 1986, e integrante da primeira bancada de deputados estaduais do MDB catarinense.
Vice-governadores

Francisco Dalligna (in memoriam), vice-governador na gestão Ivo Silveira, entre 1966 e 1971;

José Augusto Hülse, vice-governador na gestão Paulo Afonso Vieira, entre 1995 e 1999.
Senadores

Evelasio Vieira (in memoriam), prefeito de Blumenau em 1970, integrante da primeira bancada de deputados estaduais eleitos pelo MDB e primeiro senador eleito pelo partido, com atuação entre 1974 e 1982. Recebeu a homenagem também em nome dos demais senadores eleitos pelo partido.

Jaison Barreto;

Nelson Wedekin;

Dirceu Carneiro;

Casildo Maldaner;

Neuto de Conto;

Luiz Henrique da Silveira (in memoriam);

Dario Elias Berger, senador atualmente no exercício do mandato.

 

Deputados federais

Doutel de Andrade (in memoriam), primeiro deputado federal inscrito no MDB catarinense, atuando também como seu primeiro presidente, sendo cassado pelo AI-5 no ano de 1966;

Lígia Doutel de Andrade, primeira deputada federal eleita pelo MDB catarinense. Teve o mandato cassado em 1969;

Paulo Macarini (in memoriam), integrou a primeira bancada de deputados federais eleitos pelo MDB. Cassado pelo regime militar;

Eugênio Doim Vieira (in memoriam), integrou a primeira bancada de deputados federais eleitos pelo MDB, sendo posteriormente cassado pelo regime militar.

 

Deputados estaduais (integrantes da primeira bancada do MDB, eleitos em 1966 para a 6a Legislatura)

Carlos Büchele (in memoriam);

Genir Destri (in memoriam) cassado pelo regime militar;

Nilo Bello (im memoriam);

Evilásio Caon (in memoriam), cassado pelo regime militar;

Lourenço Brancher;

Ivo Luís Knoll;

Fausto Lobo Silva Brasil (in memoriam);

Waldir Luís Buzatto (in memoriam);

Manoel Dias, cassado pelo regime militar;

Ada de Luca, primeira representante feminina eleita para o Parlamento catarinense pelo PMDB, no ano de 2006, sendo reeleita por mais dois mandatos.

 

Prefeitos

Dejandir Dalpasquale (in memoriam), primeiro prefeito inscrito no MDB, em 1966;

Edison Andrino, prefeito eleito na Capital no ano de 1985. Representa também os gestores municipais eleitos nos municípios da área de segurança nacional:

Luiz Basso, de São Miguel do Oeste;

Vitório Basso, de Descanso;

Gilberto Henkes, de Itapiranga;

Remigio Maldaner, de Guaraciaba;

Olmiro Wendpap, de São José do Cedro;

Valdomiro Furin, de Dionísio Cerqueira;

Maria Zandonadi de Carvalho, primeira prefeita eleita no ano de 1988, em Bom Jardim da Serra.

 

Vereadores

Pedro Medeiros (in memoriam), primeiro vereador eleito na Capital pelo MDB, no ano de 1966. Representando no ato os demais legisladores municipais homenageados.

Abelardo Henrique Blumenberg;

Aloisio Acácio Piazza;

Amauri Cabral Neves;

Murilo Magno Vieira;

Pedro Medeiros;

Renato Francisco da Cunha Cavalazzi;

Orita Fernandes do Amaral, primeira vereadora eleita pelo MDB, em 1966.

 

(Matéria: Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

Compartilhe este post