Com mais de cinco mil quilômetros percorridos, o PMDB catarinense chega à décima região, no Alto vale do Itajaí, para ouvir a sociedade organizada. “A política mudou e muda a cada nova eleição. E se quisermos falar em politica devemos nos reconectar e ir ouvir a sociedade, conhecer sua realidade”, comenta o presidente do PMDB, deputado federal Mauro Mariani. A caravana peemedebista contou com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do ex-governador Paulo Afonso Vieira, dos deputados federais, Celso Maldaner e Rogério Peninha Mendonça, e da deputada estadual Dirce Heiderscheidt.
Durante os encontros os líderes reafirmaram a unidade partidária e a candidatura à majoritária em 2018. “Isso é consenso dentro do nosso partido, não abriremos mão de termos o cabeça de chapa no próximo pleito eleitoral. Somos o maior e mais organizado partido de Santa Catarina e temos bons nomes para obtermos um resultado vitorioso”, destaca Mariani.
O vice-governador foi enfático ao falar sobre os projetos exitosos em que o PMDB fez parte. “Tive a oportunidade de conversar, nesta semana, com um especialista em politica, e falávamos a respeito da descentralização, que, conforme estudos, é considerada o novo modelo de política. Esse projeto nós do PMDB de Santa Catarina implantamos em 2003 com o nosso grande líder Luiz Henrique da Silveira. Com ideias como essa, e ouvindo a sociedade, vamos construir um projeto inovador e vencedor”.
Em seu discurso, o ex-governador Paulo Afonso Vieira destacou que o PMDB sempre esteve próximo a sua base. “É inegável que estamos vivendo uma crise sem precedentes, que já se alonga por mais de dois anos. Mesmo em meio a essa crise não ficamos escondidos, estamos na rua, ouvindo a sociedade e respondendo suas dúvidas. Isso faz com que estejamos ainda mais gabaritados para termos candidato em 2018. O 15 em movimento em 2017 é o 15 que nos leva á vitória em 2018”, enfatiza.
Para a deputada Dirce Heiderscheidt, o partido mostra unidade e organização. “Nós precisamos mostrar, nesse momento de turbulência política, que nosso trabalho é diferente. Estamos percorrendo Santa Catarina para construir propostas efetivas de transformação”, afirmou.
Saúde e Infraestrutura
Em conversa com a sociedade civil organizada de Indaial, os líderes ouviram as necessidades, e entre elas o principal ponto foi para a entidades filantrópicas. A Rede Feminina de Combate ao Câncer e Apaes, solicitaram dos líderes formas para o Estado auxiliar na manutenção das entidades. “Debate muito importante sobre os desafios da saúde pública e a importância de valorizar e reconhecer o voluntariado. Um trabalho que faz a diferença para entidades como a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Apae e Associação de Deficientes Físicos”, falou o presidente do PMDB, Mauro Mariani.
A diretoria do Hospital Beatriz Ramos também marcou presença no encontro do 15 Em Movimento.
Moreira lembrou que, quando foi vice-governador, com Luiz Henrique da Silveira aprovaram a lei Júlio Garcia, a qual auxilia as apaes com recursos financeiros. “A profissão de médico sempre me aproximou da realidade destas instituições. Quando fui vice-governador do Luiz Henrique, aprovamos a lei Júlio Garcia, que destina recursos para as Apaes. Hoje reafirmo a necessidade de buscar soluções coletivas para ajudar essas importantes entidades”, pontua.
Em Gaspar, a insfraestrutura foi um dos pontos mais citados, com os problemas de tráfego da BR 470. “Gaspar, assim como outros importantes centros urbanos, também sofre com problemas de mobilidade urbana. Diante disto o prefeito Kleber apresentou projetos que poderiam melhorar o trânsito na cidade, que é o “Coração do Vale”. A construção de um anel de contorno urbano é um das propostas”, finalizou Mauro Mariani.
PMDB SC