Por indicação de Dário, 26 municípios catarinenses receberão veículos novos para assistência social

Por indicação de Dário, 26 municípios catarinenses receberão veículos novos para assistência social

Carros e ônibus serão usados para o transporte de funcionários e para o acolhimento de idosos e de pessoas com deficiência

O senador Dário Berger (MDB) participou nesta terça-feira (06/11), em Brasília, da solenidade de entrega de 321 carros e 208 micro-ônibus para municípios de todas as regiões do país. Em Santa Catarina, 26 municípios foram contemplados graças a articulação do senador junto ao ministério do Desenvolvimento social. O ato contou a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, além de demais ministros de Estado e prefeitos.

Com o investimento total de R$ 72,9 milhões, a ação busca ampliar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social que integram a Rede do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As 456 cidades contempladas em todo o Brasil atendem cerca de 9 milhões de pessoas.

“O poder público deve se fazer presente nos municípios a serviço das pessoas que mais precisam. Essa iniciativa possibilitará um atendimento mais adequado e digno fortalecendo a política social, e garantindo que a assistência chegue para quem realmente precisa”, destacou Dário.

De acordo com o presidente Michel Temer, a entrega dos veículos representa um dos objetivos principais do governo que é fortalecer Estados e municípios. “A iniciativa é um grande avanço para o Sistema Único de Assistência Social, porque ele tem agora um meio para desempenhar as atividades junto à população”, afirmou.

Para o ministro Alberto Beltrame, o MOB-Suas – como são chamados os carros e os micro-ônibus da Assistência Social – vai proporcionar mais mobilidade aos usuários e às equipes multidisciplinares. “A ação permite a ampliação da acessibilidade e do transporte tanto para pessoas idosas, com deficiência e usuários em geral, quanto para as equipes que trabalham na ponta e nos centros de assistência social, que estão na linha de frente da batalha contra a pobreza”, explicou.

Desde 2005 o Suas concentra os serviços de assistência social que são prestados a todos os cidadãos. Assim, os centros de assistência social oferecem proteção a pessoas em vulnerabilidade social ou que tiveram direitos violados por conta de abandono, maus-tratos, abuso sexual ou uso de drogas, por exemplo.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

Os veículos chegarão aos municípios contemplados no próximo dia 4 de dezembro. Confira quais são:

1. ANTONIO CARLOS – (1 MICROONIBUS)
2. BOM RETIRO – (1 VEÍCULO)
3. BOMBINHAS – (1 MICROONIBUS)
4. BRUSQUE – (1 MICROONIBUS)
5. CAMBORIÚ- (1 MICROONIBUS)
6. CUNHA PORÃ – (1 MICROONIBUS)
7. GARUVA – (1 MICROONIBUS E VEÍCULO)
8. GOVERNADOR CELSO RAMOS – (1 MICROONIBUS)
9. GRAVATAL – (1 MICROONIBUS)
10. LAGES – (1 MICROONIBUS)
11. LONTRAS – (1 VEÍCULO)
12. MAREMA – (1 MICROONIBUS)
13. NOVA ERECHIM – (1 VEÍCULO)
14. PALHOÇA – (1 MICROONIBUS)
15. PENHA – (1 MICROONIBUS)
16. PORTO BELO – (1 VEÍCULO)
17. RIO FORTUNA – (1 VEÍCULO)
18. SALTINHO – (1 MICROONIBUS)
19. SÃO JOÃO DO SUL – (1 MICROONIBUS)
20. SÃO JOSÉ – (3 VEÍCULOS)
21. SÃO LUDGERO – (1 VEÍCULO)
22. SÃO MARTINHO – (1 VEÍCULO)
23. SAUDADES – (1 MICROONIBUS)
24. TIGRINHOS – (1 VEÍCULO)
25. TIMBÓ GRANDE – (1 VEÍCULO)
26. URUBICI – (1 MICROONIBUS)

AQUISIÇÃO

O processo de aquisição dos veículos foi feito de forma centralizada, por meio de Ata de Registro de Preços, permitindo redução no tempo e na otimização da compra, além de padronizar os veículos que atendem a população. Os carros são do modelo Air Cross, da Citröen, com capacidade para cinco pessoas e micro-ônibus da Volkswagen, com capacidade para 23 adultos.

Compartilhe este post