Prefeito e vereador mais jovens de Santa Catarina são do PMDB

Prefeito e vereador mais jovens de Santa Catarina são do PMDB

Peemedebistas também elegem maior número de mulheres

 

Com 141 vereadores e nove prefeitos, com idade entre 19 e 34 anos,  o PMDB é o partido que elegeu mais jovens em Santa Catarina. Edilson Miguel Volkweis, com 28 anos, do município de Princesa, é o prefeito eleito mais novo de Santa Catarina. E  Filipe Alexandre Schmitz, com 19 anos, assumirá uma vaga na Câmara Municipal de Antônio Carlos como o vereador mais jovem do Estado.

Os peemedebistas com idade entre 19 e 34 anos  representam quase 17% dos 855 vereadores eleitos pelo partido, e cerca de 10% dos prefeitos eleitos da sigla. “O estímulo à juventude, bem como o sentimento de renovação aliado à preparação dos candidatos contribuíram para os resultados da juventude peemedebista no pleito municipal. O jovem inserido na gestão política dos municípios é fundamental  neste novo momento que vivemos. A política velha não funciona mais”, destaca o presidente do PMDB catarinense, Mauro Mariani.

O PMDB elegeu mais de 45% de vereadores jovens a mais do que o segundo colocado e quase o dobro de prefeitos.  O PP elegeu 77 vereadores e quatro prefeitos. Já o PSD  garantiu 77 vereadores jovens e dois prefeitos.

Edilson Miguel Volkweis assumirá a prefeitura de Princesa ao lado da vice-prefeita Diangele Marmitt, de 27 anos.  A dupla mais jovem do Estado a comandar uma prefeitura a partir de 2017, acredita na mudança na forma de fazer política como instrumento essencial para uma boa gestão. “Precisamos mudar a forma de fazer política e reduzir o custos da máquina pública para garantir investimentos que atendam às necessidades da população”, destaca Edilson, que é formado em econômica.

Com somente 19 anos, Filipe Alexandre Schmitz, foi eleito pela primeira vez para a Câmara de Vereadores de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. Levou 590 votos, sendo o segundo mais votado no geral. Mesmo novo, eletem convívio político desde a infância. “Já participava dos movimentos políticos, sempre ao lado dos familiares, nas manifestações de campanhas eleitorais pelo PMDB”, conta.

O segundo prefeito mais jovem de Santa Catarina também é do PMDB, o advogado Adriano Poffo de 28 anos. Ele é também o prefeito mais jovem da história do município. de Ibirama.

Eleito vereador com apenas 20 anos, em 1962, o ex-governador Casildo Maldaner ressalta a importância da participação do jovem no legislativo municipal. “A participação e formação política precisam iniciar cedo. O jovem tem uma visão de futuro importante”, garante.

MULHERES – O PMDB também garantiu o maior número de prefeitas eleitas, aumentando sua representatividade de 7 para 8. Três prefeitas do PMDB garantiram reeleição no primeiro turno, Janete Paravizi, em Arvoredo, Rosi Maldaner, em Maravilha, e Malânia Aparecida, em Vargem Bonita.

Em número de vereadoras, a sigla também conquistou o maior número de vagas. Das 389 eleitas em Santa Catarina, 127 são do PMDB, (32,64% do total de mulheres). E das oito mulheres eleitas com idade entre 65 e 69 anos, seis são peemedebistas. “O PMDB mais uma vez destaca-se na representatividade feminina tanto nas Câmaras de Vereadores, como nas prefeituras. Sabemos que ainda é preciso ampliar nossa participação e garantir uma presença mais efetiva, por isso que o estímulo precisa ser contínuo” , afirma a presidente do PMDB Mulher de Santa Catarina, deputada Ada De Luca.

FOTO: Felipe Schmitz (PMDB), de 19 anos, foi eleito pela primeira vez para a Câmara de Vereadores de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis. Levou 590 votos, sendo o segundo mais votado no geral. Ele é o vereador eleito mais jovem de Santa Catarina – FOTO: Marcelo Tolentino.

 

PMDB/SC

Compartilhe este post