Prefeitura de Rancho Queimado conquista prêmio nacional de meio ambiente

Prefeitura de Rancho Queimado conquista prêmio nacional de meio ambiente

A cidade de Rancho Queimado conquistou o Prêmio Nacional Gestor Público 2019 em Boas Práticas na área de Meio Ambiente. O município venceu 1682 concorrentes com o projeto de compostagem R4 – Rancho, Reduz, Recicla, Recomeça. A iniciativa, que já está sendo referência para o Ministério do Meio Ambiente para pequenos municípios, agora ganha projeção também naqueles de maior porte. O prêmio foi recebido pela prefeita emedebista Cleci Aparecida Veronezi, durante o segundo congresso da Associação dos Prefeitos do Estado de São Paulo (Apreesp), em São Paulo, na noite de quarta-feira (2).

O projeto R4 prevê a distribuição de composteiras para a comunidade e a educação ambiental na segregação de resíduos orgânicos na fonte. No ano passado, ficou em primeiro lugar em estrutura e na quarta posição geral entre os 330 municípios de todo o país que disputaram edital de apoio a projetos de compostagem promovido pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente e pelo Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal. O reconhecimento rendeu R$ 520 mil para estimular os moradores a lidarem com os resíduos em suas próprias residências.

O programa, que inclui oficinas e acompanhamento técnico para sanar dúvidas, também viabiliza a produção de adubo e a realização de ações educativas para incentivar os cidadãos a plantarem alimentos, temperos e ervas medicinais. Como Rancho Queimado possui uma população pequena – pouco mais de 3 mil habitantes – a prefeitura pretende fazer com que o R4 chegue a todas as casas. 

–  Com a economia gerada, podemos utilizar os recursos que seriam investidos na coleta e destinação dos resíduos em projetos de educação ambiental, agricultura orgânica e familiar – aponta a prefeita Cleci.

Para saber mais sobre essa iniciativa inovadora, clique aqui.

Compartilhe este post