Presidente nacional do MDB Mulher apresenta ações para intensificar participação feminina nas eleições em SC

Presidente nacional do MDB Mulher apresenta ações para intensificar participação feminina nas eleições em SC

Em passagem por Florianópolis nesta sexta (13), a presidente nacional do MDB Mulher, Fátima Pelaes, apresentou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos para garantir a efetiva participação feminina nas eleições deste ano. Em reunião da executiva estadual com a presidente catarinense, Dirce Heiderscheidt; a vice, deputada Ada De Luca; vereadoras e representantes do segmento, ela reforçou a necessidade de identificar e capacitar as pré-candidatas da sigla.

– Não basta querer ser candidata a vereadora ou prefeita, as mulheres precisam participar ativamente, planejar, construir e operacionalizar suas candidaturas. Temos o compromisso de aumentar a representatividade da mulher no cenário político – disse.

Fátima falou das temáticas eleitorais, eventos de capacitação, critérios de distribuição do fundo partidário e do Movimento Mulheres 15, que engloba uma série de ações planejadas e aprovadas pelo MDB Mulher para o biênio 2020-2021. A presidente também pediu esforço na campanha de filiação de novas mulheres, sempre visando eleger o maior número possível delas já de olho em 2022. 

Do lado catarinense, Dirce e Ada fizeram um relato da situação das mulheres na política do Estado, destacando que em 2019 foi realizado um amplo trabalho de mobilização e estímulo junto às bases. Para o planejamento deste ano, a presidente estadual apresentou a proposta de três oficinas regionais e materiais de apoio às pré-candidatas, com ampliação também da presença online. 

– Estamos trabalhando no diagnóstico e incentivando as filiações, lembrando que o prazo para quem deseja ser candidata encerra no próximo dia 3 – afirmou Dirce.

A reunião marcou ainda a filiação da secretária de Saúde de Anitápolis, Solange Back (segunda na foto ao lado, com Fátima – à esq. –, Dirce e Ada), pré-candidata à prefeitura da cidade. Conforme a deputada Ada, a união na luta pela representatividade é fundamental para enfrentar o enorme desafio que as espera: 

– Somos maioria do eleitorado e minoria na política, mudar esse quadro passe pela nossa unidade na construção e fortalecimento das candidaturas das mulheres – encerrou.

Compartilhe este post