Tabela Mínima de Fretes pauta as ações da semana

Tabela Mínima de Fretes pauta as ações da semana

O assunto que pautou as reuniões do Congresso Nacional nesta semana e também o encontro semanal da Frente Parlamentar da Agropecuária na terça-feira (12) foi a construção da tabela de frete mínimo para o transporte rodoviário de cargas. A tabela é uma das principais reivindicações do setor desde 2015 quando aconteceu a primeira paralisação do transporte.

O deputado federal Celso Maldaner  explica que  a construção da tabela faz parte do acordo que findou as paralisações que duraram mais de dez dias em todo o país no final do mês de maio. Para ele, o maior impasse está no acerto com os embarcadores, pois para eles, é o mercado quem deve regular o preço do frete de acordo com a oferta e a demanda.

“Nós precisamos ajustar essa tabela, com ganha a ganha para ambos os lados, é preciso contemplar todos os tipos de caminhões e para cada tipo de carga, especialmente para os fretes de retorno, estabelecendo um valor impositivo, que garanta a cobertura dos custos de operação e a sobrevivência de todos os elos do transporte”, destacou o deputado.

Multas

 

Diversas reuniões junto ao governo também pautaram as multas aplicadas aos transportadores. Para Maldaner, é preciso anistiar as multas que foram aplicadas em decorrência das paralisações, pois muitos caminhoneiros estavam nos pontos de manifestação em decorrência do momento.

Compartilhe este post