Evento percorreu três regiões nesta sexta-feira. Movimento encerra amanhã, em São Lourenço do Oeste
Os princípios que norteiam o MDB e a unidade após a realização das prévias foram os eixos das discussões nos encontros do MDB + Perto das Bases, nesta sexta-feira, 13, nos municípios de Lindóia do Sul, Xanxere e Chapecó. Democracia, liberdade e justiça social estiveram nos discursos dos três pré-candidatos do partido rumo às eleições do governo do estado em 2022: o presidente da sigla, deputado federal Celso Maldaner, o senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Este é o último roteiro do movimento. No dia 23 de agosto, o diretório estadual definirá a nova data das prévias que elegerão o candidato da sigla ao governo do Estado.
“Nós temos orgulho da nossa história. O MDB é o partido que olha para sua base e olha para aquela parcela da população que precisa de apoio. A democracia é o nosso cerne e a justiça e igualdade social são indiscutíveis. Independente do resultado das prévias, estaremos unidos em 2022”, assegurou o presidente da sigla.
Em sua fala, Maldaner ressaltou ainda a importância que o Oeste tem na economia do estado. “Nós somos o maior produtor de proteína animal do mundo. O agro representa 31% do PIB Catarinense. Essa região precisa sim de investimentos e uma gestão comprometida com o produtor rural”, finalizou.
“Nós sempre fomos os defensores dos mais pobres, dos menos favorecidos. O MDB nasceu dessa chama. Da vontade que se tinha de fazer diferente e de dar oportunidades. Isso ainda é o que nos move, nos orgulha e faz as nossas gestões serem diferentes e marcantes”, enalteceu o senador Dário Berger.
“Na minha época, quando éramos adolescentes, meu pai levava a gente para assistir os discursos do nosso ex-governador Pedro Ivo Campos. O MDB sempre foi o partido dos mais humildes, dos mais pobres, dos colonos e é isso que precisamos resgatar”, lembrou Lunelli.
Além das presenças dos pré-candidatos, o evento contou com a participação dos deputados estaduais, Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa e Valdir Cobalchini, do deputado federal, Carlos Chiodini, além de prefeitos, vereadores e lideranças locais.
Durante o encontro, o partido homenageou centenas de lideranças que contribuíram com o MDB ao longo dos seus 55 anos de história. Além do certificado de menção honrosa, os coordenadores regionais também receberam as carteirinhas de filiação de todos os integrantes dos diretórios municipais.
Amanhã, 14, a comitiva segue às 9h, para os municípios de Quilombo e às 14h o evento encerra em São Lourenço do Oeste.