Volnei Weber reivindica urgentemente desassoreamento da Barra do Camacho à Governadora e Secretário Nacional de Pesca

Volnei Weber reivindica urgentemente desassoreamento da Barra do Camacho à Governadora e Secretário Nacional de Pesca

Ao lado de pescadores e de lideranças comunitárias e políticas de Jaguaruna, o deputado estadual Volnei Weber (MDB) esteve, nesta segunda-feira (19), na Barra do Camacho, para vistoriar o processo constante de assoreamento do canal, que historicamente apresenta dificuldades para o desenvolvimento da atividade pesqueira local.

Volnei afirmou que hoje para quem passa pela barra, é visível notar o assoreamento total do canal que se estivesse desassoreada  teria muitas variedades de peixes  que entraria do mar para a lagoa, e contribuiria no processo de reprodução dos peixes, conforme lhe informou o Presidente da Associação de Pescadores, Jaime popular “Pitbull”.

Além disso, o Deputado destacou que as pequenas embarcações não conseguem atravessar o canal porque os barrancos de areia, formados pela força dos ventos e também pela ação humana, as impedem. “A maioria dos barcos que entram no Canal não consegue sair. O calado não existe, a água não passa. Alguns, inclusive, nem se arriscam a entrar. Essa é uma reivindicação antiga, que lutamos desde o início do mandato. A situação da Barra do Camacho é uma vida inteira de incertezas e angústias. Não podemos ficar apenas falando, precisamos eleger essa situação como prioridade máxima”, destacou o parlamentar, que prometeu empenho e dedicação para buscar uma solução. Segundo Weber, “A safra da tainha está chegando. Se não fizermos nada, nossos pescadores irão ficar olhando os peixes passarem. É o sustento de mais de 1500 famílias que está em jogo”.

Em 2019, o parlamentar se reuniu na sede da Amurel com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, com o objetivo de avaliar o projeto de desassoreamento elaborado em 2017 pela AMUREL, e reivindicar a desvinculação de recursos pelo Governo do Estado para sua execução. “Na época, preocupados com a situação, protocolamos junto ao Governo do Estado um pedido para que essa obra fosse elencada com prioridade no orçamento do Estado”.

Posteriormente, já no ano de 2020, Volnei articulou, ao lado de lideranças da região, um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura de Jaguaruna para a manutenção da Draga de Sucção, equipamento pertencente ao Estado e cedido ao Município de Jaguaruna, utilizado para realizar a dragagem periódica do canal. “Foi investido na manutenção desse equipamento, mas os resultados não apareceram. A Draga continua paralisada, é um descaso. Precisamos, agora, de uma ação definitiva absoluta”, ponderou o deputado, que participou, na última semana, na Assembleia Legislativa, de audiência com o secretário de Infraestrutura, Leodegar Tiskoski. “Cobrei de forma veemente. Quando se tem prioridade e organização as coisas acontecem”.

Audiência com a Governadora interina

Volnei afirmou aos pescadores que está agendada reunião com a governadora interina, Daniela Reinehr, e com o Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, para esta terça-feira (20), no Centro Administrativo. “Não podemos perder mais tempo. A partir das 14 horas estarei com a governadora interina e com o secretário. Nossa reivindicação é urgentíssima, é indigno o que está acontecendo com os pescadores. Precisamos realizar o desassoreamento e enrocamento do canal urgente. O projeto já existe e foi produzido pela Amurel em 2017, e atualizado pelos técnicos da associação há menos de 10 dias. Amanhã, entregarei em mãos a eles e pedirei apoio do Estado e do Governo Federal”, finalizou o parlamentar.

Por fim, o Deputado Volnei Weber manifestou que irá propor ao Governo do Estado que a Draga de Sucção seja cedida à Associação dos Pescadores, e que um convênio seja firmado com a associação para custeio da manutenção do equipamento, assim, eles poderão estar operando o equipamento sempre que preciso, sendo desnecessário ter de aguardar por outros órgãos públicos.

Compartilhe este post