Durante audiência pública realizada ontem (18) com a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, para debater a situação da Covid-19 em Santa Catarina o Secretario André Motta Ribeiro anunciou a implantação de centros de atendimento pós-Covid, pleito que tem sido defendido pela Deputada Ada de Luca desde o início deste ano. A deputada é a coordenadora do Grupo de Trabalho pós Covid-19 da Alesc e propôs a criação de um protocolo de atendimento para pacientes que enfrentam as sequelas da doença.
A Deputada Ada comemorou a iniciativa: “Desde o início do ano tenho insistido nessa tecla. Passei pela COVID e sei das consequências que esta doença pode gerar a longo prazo. Fico feliz que o executivo estadual tenha acatado a sugestão e paralelo a vacinação, comece a pensar em políticas de atendimento dos pacientes com sequelas”. Ada também reforçou que alguns estados e municípios já têm este tipo de iniciativa, que tem se mostrado eficaz na reabilitação e redução dos impactos da doença.
Além das sequelas nos pulmões, a infecção pelo coronavírus pode provocar consequências como insuficiências renais, hepáticas e intestinais, miocardite, tromboembolismo, déficit de audição e paladar, além de problemas cognitivos.
Foto: Daniel Conzi/Agência AL