Nos últimos dois meses, a comitiva do MDB-SC percorreu todas as regiões catarinenses, com o objetivo de apresentar os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, além de ouvir as demandas dos municípios. O projeto Bora 15 – Mobiliza MDB terminou nesta quinta-feira (26), em um grande encontro realizado em Joinville, com participação superior a mil pessoas.
“Nosso time é grande, forte e unido. Juntamos os deputados estaduais e federais, além dos prefeitos, vices, vereadores, lideranças e candidatos em cada região, para apresentar os números, expor onde teremos candidatos e como serão realizadas as campanhas em cada município. Agora, nos dias que antecedem as convenções, vamos conversar e analisar os cenários. Afinal, política se faz assim, com diálogo, trabalho e foco no que é melhor para cada cidade catarinense”, disse o presidente do MDB-SC, deputado federal Carlos Chiodini.
O evento reuniu os municípios que fazem parte das coordenadorias regionais de Joinville, Jaraguá do Sul e Mafra. A senadora Ivete Appel da Silveira, uma das anfitriãs do encontro, destacou a força do partido na região. “A chama do 15 está mais acesa do que nunca e vai brilhar muito nesta eleição em Santa Catarina. O MDB é forte, tem legado, tem experiência e terá muitas vitórias neste ano”.
Outro anfitrião na região Norte e aniversariante de hoje, deputado estadual Fernando Krelling, agradeceu a cada um dos deputados, à senadora Ivete e ao público presente, solicitando que os pré-candidatos do partido ficassem em pé. “Temos uma bancada de representatividade e o MDB só existe porque vocês acreditam em cada um de nós, porque vocês têm coragem em assumir esse compromisso de concorrer e trabalhar por seus municípios. Ninguém se torna deputado sozinho, ninguém se torna prefeito sozinho, então a todos que estão aqui, minha gratidão”. Segundo ele, que também é presidente do MDB municipal, o partido terá candidato a prefeito em Joinville. “Partido grande tem que disputar campeonato e, por isso, aqui o MDB terá candidato”.
Krelling também lembrou suas origens dentro do partido e o recente falecimento do seu pai, Nilton Krelling, no fim de março. “Cresci no MDB, onde vi meu avô ser vereador, e lembro de quando tinha seis anos de idade e já ia nos comícios do Luiz Henrique da Silveira, na sociedade Guarani, em Pirabeiraba. Meu pai era meu melhor amigo, meu maior incentivador, o cara que sempre acreditou em mim e que faz muita falta na minha vida. Pai, obrigado”, disse emocionado.
Hoje o MDB conta com 10 prefeitos e 53 vereadores no Norte do Estado. Para o vice-presidente do MDB-SC e deputado federal, Valdir Cobalchini, o diferencial da sigla é o trabalho que foi e vem sendo realizado em prol de Santa Catarina. “Estamos hoje na terra do maior governador de nosso Estado já teve, nosso saudoso Luiz Henrique da Silveira. Ele era o líder da bancada do MDB e seria o presidente da Câmara Federal, mas abriu mão para ser candidato a prefeito de Joinville em uma eleição muito difícil. Por isso, saio deste encontro muito feliz, pois sei que teremos candidato a prefeito em Joinville, pois aqui há o DNA do MDB”, assegurou.
O presidente da Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal, que assumirá o Governo do Estado em julho, também participou do Bora 15 – Mobiliza MDB. Ele também lembra da importância de Luiz Henrique para a sua trajetória dentro da sigla. “Aos 27 anos fui eleito prefeito Cunha Porã, sendo reeleito e encerrando o mandato em 2008. No dia 2 de janeiro de 2009, recebi o convite de Luiz Henrique para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Palmitos. Não aceitei, mas ele insistiu durante um ano, dizendo que eu tinha que aceitar e, depois, ser deputado estadual. O fato é que hoje, eu estou aqui, no quarto mandato, porque ouvi os conselhos dele”, contou.
Participaram também do encontro o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper; o deputado estadual Antídio Lunelli; a presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, Dirce Heiderscheidt; além de lideranças, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região Norte do Estado.