Mais duas edições do Bora 15 – Mobiliza MDB foram realizadas, desta vez, no Oeste catarinense. Na noite de sexta-feira (24), o encontro aconteceu no hotel Lang Palace, em Chapecó e no sábado (25) foi a vez de São Miguel do Oeste. O presidente do MDB-SC, deputado federal Carlos Chiodini, destacou que o momento é fundamental para que a sigla tenha sucesso nas eleições de outubro.
“Tenho certeza de que faremos uma boa eleição em 2024, pois temos organização, trabalho e competência. O MDB continuará sendo o maior partido em número de prefeitos e vereadores em Santa Catarina. Esse ano será um divisor de águas, pois nosso partido está unido como há anos não se via. Estamos nos reencontrando, nos reconectando e nos fortalecendo. Juntos, somos imbatíveis”, enalteceu Chiodini.
O encontro de sexta-feira reuniu representantes das 59 cidades que compõem as coordenadorias regionais de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Seara, Quilombo, Xanxerê, Palmitos e Concórdia. No sábado, estavam emedebistas das 32 cidades que compõem as coordenadorias regionais de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e Maravilha.
Para vice-presidente do MDB-SC, deputado federal Valdir Cobalchini, a palavra união define o atual momento. “Não há mais espaço no nosso partido para divisão ou iremos sucumbir. Precisamos nos abraçar para fortalecer o nosso partido, independentemente de quem votou na direita ou na esquerda. O movimento é pelo MDB. Nós somos o 15, temos a história mais bonita de todos os partidos do país, por isso, temos que defender e valorizar a nossa honra”, exaltou Cobalchini, lembrando célebre frase de Ulysses Guimarães. “Só o MDB perde para o MDB”, parafraseou.
Cobalchini falou, ainda, sobre o que vem fazendo por Santa Catarina na Câmara Federal. “Enquanto uns vivem de discurso, de redes sociais, outros trabalham e mostram resultados. Nós do MDB estamos lá para trazer o que as pessoas precisam. Por exemplo, o projeto de duplicação da BR-282, que corta nosso Estado, ou a duplicação da BR-470. E temos muitos desafios pela frente, por isso, estamos focados em trazer emendas, em atender nossa população, em fazer mais por Santa Catarina”, destacou.
Um dos anfitriões do encontro na região Oeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal, também ressaltou o legado do partido, que completou 58 anos recentemente. “Falar do MDB é muito bom, pois nossa trajetória é a história de vida do povo brasileiro. Em determinados momentos incluímos e retiramos o P de partido no início da sigla, mas nunca precisamos trocá-la para esconder nosso passado político. Nossa história é de orgulho, de conquistas, de luta, de transformação, de redemocratização”, lembrou de Nadal.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, o deputado estadual licenciado, Jerry Comper, ressaltou que o MDB reúne passado, presente e futuro. “Precisamos da experiência dos que nos antecederam, como o ex-senador Neuto de Conto, aqui presente. Assim, como destacamos as ações que nossos parlamentares estão realizando, percorrendo todo o Estado. É com trabalho que apresentamos nossos resultados, é ter o que mostrar que faz do MDB um partido de futuro. Estou no meu segundo mandato e foi o MDB que me colocou na Alesc, devo muito ao meu partido”, declarou Jerry, que agradeceu também a presença do seu irmão, Jairo Comper, e sua participação efetiva no Bora 15 – Mobiliza MDB.
O deputado estadual Antídio Lunelli falou da sua experiência como prefeito, para motivar os pré-candidatos participantes dos encontros. “Eu era iniciante na política, estava concorrendo pela primeira vez quando conseguimos êxito em 2016 para a prefeitura de Jaraguá do Sul. Já em 2020 concorremos em chapa pura do MDB e, desta vez, ganhamos com mais de 73%. Deixei a prefeitura em 2022 para assumir uma cadeira na Alesc. E qual o segredo? Trabalhar muito, fazer tudo bem-feito e com muito amor. Lembrar que estamos aqui só de passagem, mas que temos um dever, temos que honrar nossas responsabilidades com a população”, argumentou Lunelli.
Participaram também dos eventos o presidente de honra do MDB-SC, Neuto de Conto; a presidente do MDB Mulher de Santa Catarina, Dirce Heiderscheidt; o presidente da JMDB, Rennã Fedrigo; além de prefeitos, vices, vereadores e demais lideranças na região.
Mais seis encontros em junho – A agenda do Bora 15 – Mobiliza MDB segue por todo o Estado. Após a passagem pela região Oeste, na Capital e no Alto Vale do Itajaí, o movimento terá seis eventos a serem realizados em junho.
O próximo encontro será no dia 6 do próximo mês, no Centro de Eventos Portal das Pedras, em Camboriú. E no dia 7 de junho, as coordenadorias regionais do Sul do Restado estarão reunidas no Espaço Flor de Lis, em Criciúma. “Teremos eventos também em Lages, Joinville e Caçador, contemplando assim todas as regiões catarinenses. Pois assim é o trabalho do MDB, presente em toda Santa Catarina”, concluiu o presidente do partido, Carlos Chiodini.