MDB Mulher/SC reúne mais de 1,3 mil participantes no Norte do Estado

MDB Mulher/SC reúne mais de 1,3 mil participantes no Norte do Estado

Joinville sediou, neste sábado (23), a Convenção Estadual do MDB Mulher de Santa Catarina. O encontro, realizado no restaurante Rudnick, reuniu mais de 1,3 mil participantes de todas as regiões do Estado. “Queremos que mais mulheres participem da vida política. Aproveitem a oportunidade, se candidatem, participem. Só assim é possível melhorar a qualidade de vida de cada município, de cada região”, incentivou a senadora Ivete Appel da Silveira, anfitriã do evento e uma das homenageadas.

O presidente estadual do MDB/SC e vice-presidente nacional da sigla, deputado federal Carlos Chiodini, salientou o compromisso da sigla em reforçar o protagonismo das mulheres na política e agradeceu a presença de todos que vieram de diversas regiões de Santa Catarina. “Tivemos grupos que viajaram 12 horas, 13 horas, a noite toda para chegar aqui em Joinville. A cada uma presente, meu muito obrigado”, valorizou Chiodini. Ele destacou, ainda, que o MDB catarinense é um partido pioneiro, que sempre incentivou que as mulheres devem ocupar lugares de destaque nos espaços de poder. “Prova é que, em 1966, ano de sua criação, a sigla elegeu a primeira mulher deputada federal do Estado, Lígia Doutel de Andrade, e a primeira vereadora de Santa Catarina, dona Orita Fernandes do Amaral, eleita em Rio Negrinho e que nos prestigia com sua presença nesta manhã”, declarou.

Aos 89 anos, dona Orita foi uma das homenageadas do evento. Nascida em Itajaí, ela foi professora e se mudou para Rio Negrinho em 1961. “Foi quando começou a minha vida na política, fui eleita vereadora pelo MDB em 1966 e reeleita em 1973. Desde o começo ajudei a fundar o MDB e permaneço no partido até hoje e, sempre que posso, vou nas reuniões e encontros políticos”, afirmou.

O MDB/SC conta, hoje, com mais de 187 mil filiados. Deste total, 40% é composto por mulheres, fazendo com que o partido tenha a maior representatividade feminina de Santa Catarina. “Temos muito orgulho de sermos do MDB, o maior partido do país, com dois milhões de filiados. No nosso partido as mulheres sempre tiveram destaque”, ressalta a presidente reeleita do MDB Mulher/SC, a ex-deputada estadual Dirce Heiderscheidt.

O encontro contou com a presença da presidente nacional do MDB Mulher, Kátia Lôbo. Ela salientou que este é o maior evento de mulheres que já participou, entre tantos pelo país. “Por isso, desejo força para seguir em frente, foco para vencer as batalhas e fé. Juntas somos fortes, mas unidas sobre imbatíveis”, falou.

Chapa Mulheres Transformadoras é escolhida – A atual presidente do MDB Mulher/SC, Dirce Heiderscheidt, foi reeleita para mais um mandato. A nova executiva conta com Andressa Pêra como vice-presidente; além da ex-deputada Ada de Luca, Marta Pires Nunes, Silvia Kuhn, Ivete Hammes, Katiane Mascarello, Rosa Nagel e Liliane Costodio Knoll.

Dirce fala que, em sua gestão, as mulheres emedebistas aumentaram seus espaços na sociedade e no partido. “Nas últimas eleições municipais, o MDB catarinense passou de 134 vereadoras para 178, um percentual de aumento de mulheres nas Câmaras de Vereadores maior que o crescimento nacional, além do aumento do número de prefeitas eleitas de sete para 12”, afirmou.

Emedebistas homenageadas – As ex-primeiras-damas do partido receberam menção especial, começando por Mariza Lobo Campos, viúva de Pedro Ivo Campos, que foi governador no período entre 15 de março de 1987 a 27 de fevereiro de 1990.

Também foram reverenciadas Ivone Maldaner, viúva do ex-governador e ex-senador Casildo Maldaner, governador do Estado entre 27 de março de 1990 a 15 de março de 1991; e Elianne Maria Peressoni Vieira, esposa do Paulo Afonso Vieira, que governou Santa Catarina entre 1º de janeiro de 1995 a 1º de janeiro de 1999.

Já a senadora Ivete Appel da Silveira, esposa do falecido ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira, foi primeira-dama em duas ocasiões: de 1º de janeiro de 2003 a 9 de abril de 2006 e de 1º de janeiro de 2007 a 25 de março de 2010. Por fim, foram homenageadas Ivane Fretta Moreira, já falecida, era então esposa do governador Eduardo Pinho Moreira no período entre 9 de abril de 2006 até 1º de janeiro de 2007; e Nicole da Rocha Torret Moreira, atual esposa de Pinho Moreira, que foi primeira-dama de 5 de abril de 2018 e 31 de dezembro de 2018.

As ex-deputadas estaduais Dirce Heiderscheidt e Ada de Luca também receberam um troféu pelos serviços prestados em seus mandatos. “A mulher enxerga diferente, ela tem um olhar diferente. A mulher quando se joga, para amar e para trabalhar, vai de cabeça. Temos que ter mais mulheres na política, nas câmaras municipais, nas assembleias, nas prefeituras, nos governos, no senado e, por isso, contamos com todas vocês”, incentivou Ada. A ex-deputada federal Lígia Doutel de Andrade também foi homenageada, porém não pode comparecer ao encontro.

Evento prestigiado – A convenção contou com a presença de diversas lideranças do MDB/SC. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Mauro de Nadal, incentivou a participação feminina para as eleições do próximo ano. “Temos mulheres que fizeram uma história maravilhosa no nosso partido, mulheres preparadas que exercem a liderança em seus municípios e devem concorrer em 2024”, motivou.

O deputado estadual e presidente do MDB de Joinville, Fernando Krelling, falou sobre a honra de ter um público tão especial na sua cidade. “O MDB é o maior partido de Santa Catarina e só o nosso partido para reunir tantas mulheres de garra, com representatividade. Somos um partido de equilíbrio e de coragem, então nos ajudem a serem multiplicadores nas ações do MDB”, pediu. Estavam presentes também os deputados estaduais Antídio Lunelli e Emerson Stein; e o ex-governador Paulo Afonso Vieira.

Partido organizado para 2024 – O evento faz parte de uma série de encontros de preparação do MDB para as eleições municipais do próximo ano. Em abril, o partido realizou convenções municipais em todo o Estado. Em mais de 270 cidades foram escolhidos novos diretórios, assim como executiva e conselhos. Em julho, foram empossados 36 novos coordenadores regionais, em Fraiburgo. O segmento jovem também terá sua Convenção Estadual, que está marcada para o dia 7 de outubro, em São Lourenço do Oeste.

“Todos os dias são realizadas reuniões do MDB, encontros de lideranças, eventos estratégicos e de planejamento. Nosso partido está cada vez mais forte e unido”, finalizou o presidente do MDB/SC, Carlos Chiodini.

Compartilhe este post