MDB e FUG capacitam mulheres com foco em 2022

MDB e FUG capacitam mulheres com foco em 2022

Dezenas de mulheres participaram do curso que envolveu comunicação, protagonismo, representatividade e perspectivas

As mulheres ainda são minoria no parlamento em todas as esferas. No executivo municipal, ocupam 12% e no comando estadual, apenas uma mulher foi eleita governadora no Brasil nas últimas eleições. Mas no que depender do MDB Mulher, este número tende a mudar.

Com o objetivo de promover o protagonismo da mulher na política, o MDB Mulher catarinense, com apoio da Fundação Ulysses Guimarães (FUG) promoveu, nesta segunda-feira, 20, em Florianópolis, um curso de capacitação com foco no pleito em 2022.

“Nós sempre fizemos a diferença nas eleições, mas o espaço da mulher não é mais o de entregar santinho e sim na tomada de decisões, na busca por políticas públicas efetivas para o cidadão. Lugar de mulher é na política e em onde ela quiser”, enalteceu a presidente do MDB Mulher, deputada estadual Dirce Heiderscheidt.

Em Santa Catarina, o MDB é o partido com maior número de mulheres eleitas. São duas deputadas estaduais, 11 prefeitas, 7 vice-prefeitas e 176 vereadoras, mas a expectativa é que o número aumente nas próximas eleições, tendo em vista a nova legislação, que garantirá 30% dos recursos de fundo eleitoral à disposição das mulheres.

“Nosso partido é composto de centenas de mulheres que têm muito a contribuir. São pessoas altamente capacitadas que podem e devem ocupar postos de lideranças em seus municípios ou na esfera estadual. Nós faremos uma grande nominata não apenas para preencher vagas, mas porque temos excelentes nomes”, comenta o presidente da sigla, e pré-candidato ao Governo do Estado, deputado federal Celso Maldaner.

Intitulado “Capacitar para transformar”, o evento contou com palestras que abordaram a importância da comunicação e redes sociais, representatividade feminina e os caminhos e perspectivas da mulher no cenário político nacional. Também participaram do evento, os outros dois pré-candidatos ao executivo catarinense, senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, além da depuada estadual Ada de Luca e do deputado federal Carlos Chiodini.

Presente em todos os eventos de capacitação, a FUG participa ativamente no preparo de novas lideranças em todo o Brasil. “A Fundação nos dá um apoio técnico muito certeiro quando o assunto é preparar os nossos candidatos. É preciso ter conhecimento para encarar o desafio que é uma eleição e nós temos dezenas de cursos à disposição dos filiados”, explica o presidente da FUG SC, deputado estadual Valdir Cobalchini.

Compartilhe este post