O legado catarinense que o Brasil merece

O legado catarinense que o Brasil merece

Há um ano nos deixava Luiz Henrique da Silveira. Naquela tarde de outono, às 15 horas e 15 minutos do dia 10 de maio de 2015, nos dava adeus um dos maiores líderes políticos da história de Santa Catarina. Da semente de desenvolvimento e esperança que plantou em solo catarinense, ainda colhemos os frutos que nos dão o merecido destaque em nível nacional. Resultado de um projeto de governo que alcança seu décimo quarto ano com ampla aprovação popular.

A inovação que provocou ao criar o modelo pioneiro de descentralização administrativa, agregando de forma habilidosa um staff político inimaginável em torno de suas ideias, representa um legado que há de perpetuar através dos tempos. Legado esse que defendeu até seus últimos dias como alternativa para o Brasil, representando no Senado uma voz de enfrentamento à política velha e ultrapassada que perdura nos corredores do Congresso Nacional. Uma realidade que tem levado nosso país às manchetes mundiais, infelizmente de forma negativa.

Coube ao catarinense enfrentar o grupo político que há anos não mede esforços para se manter no poder, desafiando o candidato do próprio partido à presidência do Senado e firmando posição irredutível em defesa da democracia e da ordem dentro das Instituições. A preocupação com que na época relatava o quadro grave que se configurava no país, agora soa de forma profética, visto que não poupava palavras ao alertar sobre o desastre político que hoje é transmitido em rede mundial.

Em Santa Catarina, Luiz Henrique foi um personagem que deixou não apenas uma condição de mudança profunda na forma de administrar e de fazer política, mas, principalmente, deixou lições fundamentais para a formação das próximas gerações de homens públicos. Que sua conduta ética e a obstinação que lhe conduziram a uma trajetória de conquistas e realizações, sirvam de inspiração aos que agora assumem a responsabilidade de virar essa triste página de nossa história. O Brasil merece esse legado.

EDUARDO PINHO MOREIRA
VICE-GOVERNADOR DE SANTA CATARINA

Compartilhe este post